Kinvo Artigos

Quais cuidados devo tomar na hora de escolher uma corretora para investir?

Quais cuidados devo tomar na hora de escolher uma corretora para investir?

Compartilhe essa publicação

Saber como escolher uma corretora de valores para começar a investir é o primeiro passo para montar sua carteira. Mas essa decisão precisa de muita atenção, tendo em vista que a instituição financeira escolhida será a intermediária de suas negociações.

Por isso, você deve entender o que é e como funciona uma corretora de valores, trazendo mais segurança para a sua escolha. Além disso, entender quais são os cuidados a se tomar no momento da decisão trará ainda mais tranquilidade.

Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo você aprenderá o que é uma corretora de valores e como escolher uma instituição financeira para intermediar suas negociações. Confira!

O que é uma corretora de valores?

As corretoras de valores são instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional vinculadas ao mercado de investimentos. Elas estão entre as empresas que realizam a intermediação entre o investidor e os produtos de investimento.

Assim, as corretoras operacionalizam a compra e venda de valores mobiliários, além de servirem como custodiantes dos ativos e títulos de seus clientes. Logo, elas servem para que você consiga investir de forma segura e diversificada.

As corretoras de valores precisam ser criadas com autorização do Banco Central (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa forma, elas são regulamentadas por órgãos do mercado financeiro brasileiro, conforme a legislação sobre o assunto.

Para utilizar os serviços de uma corretora de valores, você precisa abrir a sua conta. Depois, é necessário transferir valores para essa conta, que serão utilizados para comprar os ativos ou títulos que você desejar.

Com a corretora, você também terá acesso aos ambientes da bolsa de valores. Isso porque as empresas oferecem um home broker, que é a plataforma utilizada para realizar as negociações na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Portanto, você terá como investir em diversos mercados e ativos, conforme a sua necessidade. No entanto, vale saber que as corretoras de valores não oferecem outros serviços bancários importantes, como conta corrente e empréstimos.

Qual a importância de escolher uma boa instituição ao investir?

Agora que você já sabe o que é uma corretora de valores, deve entender qual é a importância de escolher uma boa instituição. Existem muitas alternativas no mercado, então o investidor iniciante pode ficar sobrecarregado com as informações e sentir dificuldades ao tomar uma decisão. 

Lembre-se de que a corretora será sua intermediária para todas as negociações, além de custodiar seus investimentos. Ou seja, é nessa instituição que seus ativos e títulos ficarão “guardados” e registrados.

Desse modo, escolher uma boa instituição faz diferença na sua jornada de investimentos. Primeiro por conta da segurança envolvida: a corretora precisa garantir a veracidade de todos os dados e evitar possíveis fraudes ou erros.

Além disso, ela tem um portfólio de distribuição própria de investimentos que não são negociados por meio da bolsa de valores. Entre eles, estão cotas de fundos de investimentos tradicionais, títulos de renda fixa, planos de Previdência Privada etc.

Mas vale considerar que as corretoras são limitadas em relação a serviços importantes. Nesse sentido, pode ser mais vantajoso optar por um banco de investimentos. Essas instituições prestam os mesmos serviços que as corretoras, mas conseguem entregar facilidades adicionais para os clientes.

Entre os serviços que podem ser encontrados em bancos de investimentos estão os empréstimos, financiamentos, seguros, entre outros. Dessa maneira, avaliar a alternativa também é fundamental para buscar praticidade em sua rotina financeira.

Quais cuidados devo tomar na hora de escolher uma corretora?

Como você percebeu, é muito importante escolher uma boa instituição financeira para começar a investir. Assim, tomar cuidados nessa decisão torna o processo mais seguro e a escolha mais embasada.

A seguir você aprenderá alguns cuidados para tomar ao escolher uma corretora ou banco de investimentos. Confira!

Avalie a reputação da corretora

O primeiro cuidado para escolher uma boa corretora é avaliar a reputação da instituição no mercado. Pesquise sobre a satisfação de clientes, suas opiniões e reclamações sobre os serviços prestados e segurança da conta.

Logo, você terá mais segurança ao escolher uma boa instituição, tendo em vista que a reputação é indispensável para um bom relacionamento.

Certifique-se da segurança de dados e valores

Além da reputação da instituição, você deve focar na segurança de dados e dos valores alocados. Como as corretoras ficam responsáveis pelo seu capital e investimentos, ter mais tranquilidade nesse momento nunca é demais.

Verifique quais são as exigências para abrir a conta, realizar transferências e as formas de criptografia. Também procure notícias ou relatos sobre problemas como fraudes, acessos indevidos ou mesmo mau funcionamento do sistema.

Todas essas questões são essenciais para ter mais segurança e evitar que alguma intercorrência traga problemas financeiros ou perda de tempo para você.

Confira o portfólio

Como você viu, as instituições voltadas a investimentos têm portfólios próprios de alternativas para os investidores. Por isso, se você se interessa por fundos de investimentos, planos de Previdência Privada e títulos de renda fixa de diversos emissores precisa avaliar esse ponto.

Dessa forma, conhecer o portfólio disponível ajuda a escolher uma boa instituição. Afinal, você ficará restrito às alternativas da instituição — e, se desejar investir em outros ativos ou títulos, terá que ter um relacionamento com outras corretoras ou bancos de investimentos.

Portanto, quanto mais diversificado for o portfólio da instituição, melhor. Isso porque será mais fácil encontrar alternativas que se adequam às suas necessidades.

Considere uma alternativa mais robusta

Como você aprendeu, as corretoras não oferecem serviços bancários como empréstimos, financiamentos e seguros. Então vale a pena considerar investir por meio de um intermediador mais robusto: o banco de investimentos.

Ao contrário de bancos tradicionais, essas instituições financeiras possuem um portfólio diversificado de ativos e são especializadas em investimentos. Desse modo, você contará com todas as vantagens de uma corretora, somadas aos serviços exclusivos de bancos.

O BTG Pactual, por exemplo, é o maior banco da América Latina e já ganhou prêmios como o melhor banco privado — concedido pela Global Finance em 2022. A instituição também já foi vencedora do melhor banco privado com serviços digitais ao consumidor, pela PWM.

Dessa maneira, ao ser cliente do BTG Pactual você tem segurança quanto à reputação da instituição e contará com muitos serviços especializados, evitando a abertura de diversas contas.

Pronto! Agora você já sabe o que é uma corretora de valores e os cuidados que deve tomar ao escolher uma instituição para investir. Lembre-se de que há outras alternativas do mercado, então sempre fique atento aos serviços que você deseja para acertar na decisão.

Ficou interessado em conhecer melhor os serviços de um banco de investimentos? Conheça o BTG Pactual

Você também vai gostar